terça-feira, 15 de abril de 2008

Que maquina eu compro?

Sem dúvida uma das perguntas que mais ouço.

A primeira resposta é:
Para que?
Via de regra são pessoas que querem uma câmera básica para fotografar o dia a dia, entre amigos, família, numa festinha, numa balada, nas viagens, sem compromisso, simplesmente "para registro".
Nesta situação existem muitos modelos disponíveis, minha orientação inicial é:
"CUIDADO COM AS MARAVILHOSAS 12 EM 1 DE 400 MEGAPIXEL POR APENAS DE 19,99 MENSAIS "
Nada contra marcas desconhecidas, mas procure lojas e produtos de confiança.
Minhas indicações na linha das "compactas" vão para:
Sony, Canon, Fuji, Nikon, Pentax, Minolta, Panasonic, Olympus, Samsung, e quem sabe mais algumas e não necessáriamente nesta ordem de preferência.
Para quem deseja um pouco mais, tem a linha "prosumer" e/ou "ultrazoom", são câmeras com mais recursos, lentes de melhor qualidade e de custo também um pouco mais elevado. Nesse segmento as "milagrosas" não participam e a briga é grande entre Fuji, Canon, Panasonic, Pentax, Sony, Samsung, etc...
Num patamar acima encontramos as DSLR (Digital Single Lens Reflex), câmeras com lentes intercambiaveis, de uso semi e profissional, onde a grande briga é entre Nikon e Canon, ou o contrário, mas com muita gente boa chegando, Sony, Pentax, Fuji...

Comecei com Sony W5, depois Fuji S9100 e hoje tenho Nikon D80.

Para começar...

Amigos, num cafézinho da vida com o André Monsores no Nosso Empório aqui em Joinville/SC, falavamos sobre blogs diversos, fotografia, escrever e tantas outras coisas relacionadas até que ele me perguntou qual era o meu "Blog"????
Acaba de nascer o meu primeiro blog "Foto e Grafando", um espaço onde pretendo mostrar fotos de amigos, discutir linguagem, alguma técnica, sugerir cursos, etc, etc, etc.... relacionado a Foto e grafando.

vamos lá?