quinta-feira, 17 de abril de 2008

Objetivas (lentes)

Objetivas são conjuntos de lentes cuja finalidade é organizar os raios de luz e gerar uma imagem para um determinado fim.
Por serem equipamentos delicadíssimos requerem alguns cuidados como não sofrer batidas, altas ou baixas temperaturas, armazenamento e transporte adequado. Pense que as objetivas são os "óculos" da câmera fotográfica, só que muito mais delicadas. Se o óculos cair no chão existe uma chance muito grande de não quebrar a lente, já uma objetiva é quase impossível continuar funcionando.
Nas câmeras compactas as objetivas não são removíveis e muitas vezes embutidas dentro da câmera o que já lhes conferem uma maior de segurança, mas continuam sensíveis a umidade e poeira.
- removendo a poeira - nunca esfregue com pano ou qualquer outra coisa, use um soprador (muito utilizado aspirador nasal infantil) para remover a poeira mais grossa, se persistir use um pincel muito macio e limpo, se não resolver, mande para uma assistência técnica. Cuidado com produtos químicos, podem ser fatais.
- umidade - se você perceber que dentro da sua objetiva tem uma névoa típica de vapor de água, só duas alternativas, colocar a objetiva/câmera para pegar bastante luz INDIRETA do Sol e rezar para que seque e não deixe vestígios ou encaminhar para uma A.T.
- fungos - dizem que a melhor maneira de conservar uma câmera fotográfica é usando sempre. Deixar a câmera guardada dentro de uma bolsa dentro do armário é pedir para criar fungos, é pior que dengue em água parada. Então, se você percebe que nas lentes da sua objetiva tem uma espécie de "raiz de árvore" crescendo na parte interna, parabéns, sua objetiva está com fungos. Como toda "doença" se tratada no inicio tem mais chances de curar, envie imediatamente para uma assistência técnica, só eles poderão fazer a limpeza. Para evitar que os fungos apareçam mantenha as objetivas guardadas dentro de vasilhas plásticas hermeticamente fechadas e com saquinhos de sílica gel dentro. Outra opção é deixar as objetivas num local seco, arejado e que receba bastante luz INDIRETA do Sol.
- riscos - os dois elementos mais suscetíveis a riscos são as lentes frontais e as posteriores. Para as frontais o uso de um bom filtro UV é recomendado, bem como o uso constante do para-sol, para a posterior é manter sempre com a tampa e muiiitttooo cuidado ao manusear.


Baterias

Baterias são armazenadores químicos de energia e por isso mesmo devemos ter alguns cuidados como; não superaquecer, não expor ao fogo ou Sol, não descartá-las no lixo doméstico e observar se estão com vazamento que geram gases tóxicos e liquidos venenosos, portanto é altamente aconselhavel deixa-las longe de crianças e animais.
Independente do tipo de material (NI-CD NÍquel-CáDmio, NI-MH NÍquel-Metal-Hidreto e Li-Ion Lithium-Ion), todas têm uma vida útil que pode ser prolongada ou abreviada em função do uso e do cuidado.

As NI-CD, por serem as mais antigas, têm mais facilidade a criar o chamado "efeito memória" que é a perda da capacidade de armazenar energia e as Li-ion um pouco menos.
Para evitar o efeito memória é recomendável recarregar as baterias quando eles estiverem quase que completamente descarregadas. Existe no mercado carregadores que descarregam totalmente as baterias antes de carrega-las, este são os recomendados.

Mesmo que não sejam usadas toda bateria perde carga com o tempo, assim, de nada adianta carregar as baterias para usar uma semana depois, o ideal é carrega-las imediatamente antes do uso.

Você já deve ter percebido que usando o celular uma hora seguida a bateria descarrega quase que por inteiro, mas se usar em ligações de 5 minutos durante um dia inteiro fará muito mais ligações do que 60 minutos. Isso se deve ao aquecimento gerado pelo uso contínuo que aumenta muito o consumo de energia.

Um mito, a primeira carga deve ser de 24h. A primeira carga deve ser COMPLETA e quando o carregador indicar que ela já está concluída nada mais será acrescentado.

Evite deixar as baterias dentro do equipamento sem uso por mais de 15 dias, além de descarreagarem mais rapidamente, existe a possibilidade de vazarem e danificar o equipamento.

Outra dica é para quem usa em locais de temperaturas muito baixas, próximo a zero gráu, elas não rendem bem nestas condições. Mantenha as baterias aquecidas junto ao corpo, no bolso da calça por exemplo, retirando e colocando sempre que preciso.

Falsificações, outro problema comum. Não existem baterias do tipo "pilha" de 4.000 mAh, as de maior amperagem são as Sony de 2.700 mAh.