quinta-feira, 17 de abril de 2008

Objetivas (lentes)

Objetivas são conjuntos de lentes cuja finalidade é organizar os raios de luz e gerar uma imagem para um determinado fim.
Por serem equipamentos delicadíssimos requerem alguns cuidados como não sofrer batidas, altas ou baixas temperaturas, armazenamento e transporte adequado. Pense que as objetivas são os "óculos" da câmera fotográfica, só que muito mais delicadas. Se o óculos cair no chão existe uma chance muito grande de não quebrar a lente, já uma objetiva é quase impossível continuar funcionando.
Nas câmeras compactas as objetivas não são removíveis e muitas vezes embutidas dentro da câmera o que já lhes conferem uma maior de segurança, mas continuam sensíveis a umidade e poeira.
- removendo a poeira - nunca esfregue com pano ou qualquer outra coisa, use um soprador (muito utilizado aspirador nasal infantil) para remover a poeira mais grossa, se persistir use um pincel muito macio e limpo, se não resolver, mande para uma assistência técnica. Cuidado com produtos químicos, podem ser fatais.
- umidade - se você perceber que dentro da sua objetiva tem uma névoa típica de vapor de água, só duas alternativas, colocar a objetiva/câmera para pegar bastante luz INDIRETA do Sol e rezar para que seque e não deixe vestígios ou encaminhar para uma A.T.
- fungos - dizem que a melhor maneira de conservar uma câmera fotográfica é usando sempre. Deixar a câmera guardada dentro de uma bolsa dentro do armário é pedir para criar fungos, é pior que dengue em água parada. Então, se você percebe que nas lentes da sua objetiva tem uma espécie de "raiz de árvore" crescendo na parte interna, parabéns, sua objetiva está com fungos. Como toda "doença" se tratada no inicio tem mais chances de curar, envie imediatamente para uma assistência técnica, só eles poderão fazer a limpeza. Para evitar que os fungos apareçam mantenha as objetivas guardadas dentro de vasilhas plásticas hermeticamente fechadas e com saquinhos de sílica gel dentro. Outra opção é deixar as objetivas num local seco, arejado e que receba bastante luz INDIRETA do Sol.
- riscos - os dois elementos mais suscetíveis a riscos são as lentes frontais e as posteriores. Para as frontais o uso de um bom filtro UV é recomendado, bem como o uso constante do para-sol, para a posterior é manter sempre com a tampa e muiiitttooo cuidado ao manusear.


2 comentários:

Unknown disse...

Eu to co o sensor sujo e morrendo de receio de limpar. não sei como fazer direito nem onde comprar material pra isso. mas pelo menos acho que não é hora de mandar para assistencia para uma primeira limpeza.

sugestão - fale um pouco sobre entressafras criativas sob seu ponto de vista.

Anônimo disse...

Ola.. fiquei uam semana fora, e quando voltei fui correndo fazer umas fotos, olhei minha objetiva que esta nova, e ela esta com essas raizes de ravore aii, que vc falou.. inicio de fungo, né?? o que fazer?? me ajuda, por favor.. e outra coisa, sai muito caro??

Obrigada.

Isabela Azeredo.