quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fotografia em Debate

Fotografia em Debate


6, 7 e 8 de outubro de 2009 Auditório do CEART - UDESC - Florianópolis / SC.

EVENTO GRATUITO


Inscrições: cursos@duoarte.com (48) 99351533

Programação: 06/10 (terça -feira) - Fotojornalismo 17:30 - Filme: Abaixando a Máquina – Ética e dor no fotojornalismo carioca 19:00 - Filme: Evandro Teixeira: Instantaneos da realidade (84 minutos)
20:30: Debate com os fotografos: Tarcísio Mattos (Tempo Editorial)
07/10 (quarta-feira) - Fotografia publicitária e social
16:00 - filme: Sobre fotografia de Cartie Bresson
17:10 - Filme: Cortina de Fumaça (112 min)
19:00 - filme: Annie Leibovitz – A Vida Através das Lentes (79 min) 20:20 - Debate com: Marquito e Plinio - FOTOMUNDO
08/10 (quinta-feira): Fotografia documental
17:30 - Filme: Nascidos em Bordéis (85 minutos) 19:00 - Filme: Pierre Verger: Mensageiro entre Dois Mundos (84 minutos) 20:30 - debate com o fotografo: Esdras da Luz - CEART/UDESC
SINÓPSES

ABAIXANDO A MÁQUINA: Mostrando a realidade dos fotógrafos cariocas e tentando despertar uma discussão na sociedade, o diretor Guilhermo Planel acaba de lançar o documentário “Abaixando a Máquina – Ética e dor no fotojornalismo carioca”. Nele, o cineasta conta a vida de diversos fotógrafos, que arriscam suas vidas para abastecer o sensacionalismo de uma cidade como o Rio. O debate ultrapassa os limites da imagem e conta com declarações de psicanalistas, professores, autoridades, líderes comunitários, fotógrafos e fotografados. Além dos depoimentos, Abaixando a Máquina registra os momentos de tensão que os fotógrafos enfrentam diariamente em conflitos armados nas comunidades dominadas pelo tráfico de drogas. Sem a menor intenção de definir o que é ética, o filme apenas levanta a discussão em torno do assunto e deixa que o espectador tire suas próprias conclusões. Vou tentar assitir à obra principalmente pela curiosidade de saber se tratam o tema único-exclusivamente criticando a segurança pública ou se também criticam os próprios meios de comunicação em que trabalham.

Annie Leibovitz - A Vida Através: Annie Leibovitz, um dos maiores nomes da fotografia dos últimos 30 anos, foi conhecida por retratar o glamour, a riqueza e o poder em diversas fotos para revistas como Vogue e Rolling Stone. Porém, nem só a fama fez parte de sua carreira; os horrores provocados pela guerra em Sarajevo e Ruanda também foram documentados com seu estilo único. Neste documentário é possivél presenciar todo o processo artístico, experiência durante a carreira além de um balanço sobre fama e família, sempre registrados de uma forma intimista que vai de seu etúdio até seu descanso na fazenda. Todos irão se surpreender com grandes experiência, alguns trropeços mas muitas vitórias.

Nascidos em Bordéis: Documentário que mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e munido de câmeras fotográficas pede para elas fazerem retratos de tudo que lhes chamam a atenção. Os resultados são emocionantes E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.

Pierre Verger - Mensageiro entre Dois Mundos: Documentário sobre a vida e obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger, narrado e apresentado por Gilberto Gil e dirigido por Lula Buarque de Hollanda. Após viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Pierre Verger radicou-se em Salvador da Bahia em 1946 onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre Brasil e o Golfo do Benin na África.

Evandro Teixeira - Instantaneos da realidade: As imagens produzidas por Evandro Teixeira, um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro, no decorrer de sua carreira. Entre elas estão momentos importantes da história do país e do mundo, como a ditadura militar no Brasil, a queda do governo Allende no Chile e a cobertura de Copas do Mundo e Jogos Olímpicos.

Cortina de Fumaça: Na bairro do Brooklin, em Nova York, Auggie Wren (Harvey Keitel) tem uma tabacaria há mais de dez anos e um hábito peculiar: fotografar sua loja pelo lado de fora todos os dias. Apesar de aparentemente iguais, as fotos retratam detalhes de cada dia. Em sua rotina, Auggie conhece Paul Benjamin (William Hurt), um novelista desastroso que nunca mais publicou coisa alguma desde a morte da esposa, e Rashid Cole (Harold Perrineau Jr.), um jovem mentiroso que está à procura do pai. A partir do drama dos três - Auggie descobre que sua filha é viciada e está grávida -, eles terão suas vidas interligadas e mudadas para sempre.

Organização: Virginia Yunes www.virginiayunes.com


Duo Arte e Produção


Apoio:
Centro de Artes - CEART/UDESC
Associação de Arte Educadores de Santa Catarina - AAESC

Um comentário:

Juli Rossi disse...

Eneas, saudades.
Descanse em paz.
Vc faz falta por aqui.