quinta-feira, 17 de abril de 2008

Baterias

Baterias são armazenadores químicos de energia e por isso mesmo devemos ter alguns cuidados como; não superaquecer, não expor ao fogo ou Sol, não descartá-las no lixo doméstico e observar se estão com vazamento que geram gases tóxicos e liquidos venenosos, portanto é altamente aconselhavel deixa-las longe de crianças e animais.
Independente do tipo de material (NI-CD NÍquel-CáDmio, NI-MH NÍquel-Metal-Hidreto e Li-Ion Lithium-Ion), todas têm uma vida útil que pode ser prolongada ou abreviada em função do uso e do cuidado.

As NI-CD, por serem as mais antigas, têm mais facilidade a criar o chamado "efeito memória" que é a perda da capacidade de armazenar energia e as Li-ion um pouco menos.
Para evitar o efeito memória é recomendável recarregar as baterias quando eles estiverem quase que completamente descarregadas. Existe no mercado carregadores que descarregam totalmente as baterias antes de carrega-las, este são os recomendados.

Mesmo que não sejam usadas toda bateria perde carga com o tempo, assim, de nada adianta carregar as baterias para usar uma semana depois, o ideal é carrega-las imediatamente antes do uso.

Você já deve ter percebido que usando o celular uma hora seguida a bateria descarrega quase que por inteiro, mas se usar em ligações de 5 minutos durante um dia inteiro fará muito mais ligações do que 60 minutos. Isso se deve ao aquecimento gerado pelo uso contínuo que aumenta muito o consumo de energia.

Um mito, a primeira carga deve ser de 24h. A primeira carga deve ser COMPLETA e quando o carregador indicar que ela já está concluída nada mais será acrescentado.

Evite deixar as baterias dentro do equipamento sem uso por mais de 15 dias, além de descarreagarem mais rapidamente, existe a possibilidade de vazarem e danificar o equipamento.

Outra dica é para quem usa em locais de temperaturas muito baixas, próximo a zero gráu, elas não rendem bem nestas condições. Mantenha as baterias aquecidas junto ao corpo, no bolso da calça por exemplo, retirando e colocando sempre que preciso.

Falsificações, outro problema comum. Não existem baterias do tipo "pilha" de 4.000 mAh, as de maior amperagem são as Sony de 2.700 mAh.

Um comentário:

Unknown disse...

Imagine Enéas, que em minha cidade tem loja de shopping vendendo sony de 4500 amperes
ninguem merece!