terça-feira, 9 de setembro de 2008

Fotos com movimento

Exceto as fotos onde quase sempre buscamos "congelar" um deternimado instante, é muito comum querermos trabalhar e ressaltar um movimento ou ação.
Existem 2 tipos de fotos para registrar os movimentos:
- longas exposições ou baixas velocidades onde queremos registrar o movimento que ocorre com o objeto fotografado, um exemplo disso são as fotos noturnas com os farois dos carros deixando rastros,
- panning (arrasto) onde a velocidade do objeto fotografado é muito grande e é quase impossível clicar no momento exato, exemplo, um carro de fórmula 1.

Antes de descrever algumas técnicas é importante conhecer:
- velocidade de disparo - quando falamos que uma foto foi feita com 1/100, significa que o tempo de exposição dado a cena foi de 1 centésimo de segundo, 1/1000= 1 milésimo de segundo, etc, etc. Podem parecer tempos muito pequenos, mas para a fotografia não são.

- Sentido do movimento - observar em que sentido os movimentos acontecem.
Um dos exemplo mais abragentes é o de fotografar alguém andando de bicicleta que passa na sua frente , onde temos:
. as rodas giram em círculos enquanto se deslocam horizontalmente,
. a bicicleta e o corpo do ciclista passam na horizontal,
. as pernas se movem na vertical, diagonal e os pés em círculos,
. a cabeça pode estar balançando na diagonal.

Deslocamento - qual o deslocamento que o objeto ou parte dele tem num deternimando movimento e em relação a algum ponto de referência. Usando o caso da bicicleta.
- observe os raios da roda da bicicleta, o "deslocamento" do raio junto ao centro da roda é bem menor que o deslocamento junto ao pneu, com isso a parte mais central parecerá parada e a externa num longo movimento,
- considerando que a bicicleta passe numa mesma velocidade a 30 e a 5 metros de você, apesar de percorrerm as mesmas distancias, a 30 metros ela "passa" mais devagar do que a 5 metros, isto é, o deslocamenteo relativo a você é mais amplo em 5 metros do que em 30 metros.

Juntando tudo isso, vamos as técnicas:

LONGAS EXPOSIÇÔES considerando exposições de 1 segundo ou mais como longas exposições.
. não é possível segurar a camera sem que ela se movimente em velocidade tão baixas, por isso o uso do tripé ou de algum outro ponto de apoio é fundamental,
. o uso do timer (temporizador) também é aconselhável para não fazer a camera vibrar na hora de apertar o botão do clic,
. o tempo necessário para registrar um movimento depende da velocidade e do deslocamento relativo a você. Para ter uma idéia que qual tempo de exposição usar podemos fazer varios testes até chegar ao tempo ideal ou observar o deslocamento marcando visualmente um ponto inicial e final e contar mentalmente 1, 2, 3, 4.... e ter uma noção inicial de quantos segundos serão necessários para que o objeto percorra o espaço que queremos registrar,
. ajuste o ISO e a abertura para obter o tempo desejado.

BAIXA VELOCIDADE Via de regra é a utilização com velidades entre 1/10 e 1/60. Entendo que o conceito de baixa velocidade está diretamente ligado as deslocamento e velocidade do objeto ou parte dele, assim; 1/30 pode ser suficiente para deixar rastros nos braços e pernas de uma pessoa andando, e 1/1000 insuficiente para deixar rastros curtos nas asas de um beija-flor.

Neste exemplo é possível perceber com facilidade as diferenças do deslocamento relativo entre as bailarinas que estão correndo na parte da frente e as que estão ao fundo, apesar de todas estarem em velocidades parecidas as da frente sugerem uma velocidade maior. Já o casal ao centro, praticamente parado, foi "congelado" com a velocidade de 1/20s.
Dança Contemporânea

PANNING A técnica de panning ou arrasto é utilizada para congelar um elemento que se desloca em grande velocidade e que não seria possível captar a imagem sem o uso recursos eletronicos como foto-celulas e/ou sensores de presença.
A técnica consiste em acompanhar o objeto e fazer o clic com a camera também em movimento, com isso o deslocamento relativo entre o objeto e camera será nulo, mas em relação ao fundo haverá um deslocamento que deixará um rastro induzindo à velocidade, muito empregado em corridas de automoveis.
Os fatores importantes são:
. manter uma distancia de 20 a 30 metros do objeto,
. uma lente entre 70 e 200mm é recomendável,
. acompanhar o objeto olhando pela camera desde bem antes do ponto de clic e continuar com o movimento durante e após o clic, nunca pare após o clic,
. em cameras com foco continuo é um pouco mais simples de executar, mas quando não dispomos desse recurso a técnica consiste em focar no ponto onde se deseja clicar, manter o dedo pressionado em meio-clic para manter o foco ou travar o foco, fazer o arrasto da camera e clicar no ponto previsto,
. ajustar a velocidade de disparo de acordo com o tamanho do rastro desejado, em media entre 1/50 e 1/100 os resultados são bastante satisfatórios,
. quanto menor a velocidade (1/20, 1/30) mais dificil de obter imagens nítidas e velocidade superiores a 1/100 podem deixar rastros pouco significativos.
Exemplos:
Nesta foto o acompanhamento foi feito no carro da frente que está bem devagar em relação ao segundo. velocidade 1/45s, 50mm aprox e 10 metros de distancia.
Panning

velocidade 1/120s, 100mm aprox, 15 metros de distancia.
Panning

nestas duas fotos é possível perceber com facilidade a diferença do tamanho dos rastros ao fundo em função da velocidade.

Nenhum comentário: