terça-feira, 22 de abril de 2008

Estouro

O termo "estouro" é usado para definir que numa área da imagem houve falta de definição dos elementos. Isso ocorre quando obtemos na imagem áreas totalmente branca ou totalmente preta.
Exemplos típicos de estouro:
Branco - fotos de neve, você percebe que é uma superfície branca mas não consegue identificar os flocos da neve, os tons mais claros do branco/cinza se "fundem" como se fosse um ÚNICO tom, sem sombras, sem contornos e consequentemente sem definição dos detalhes dos flocos.

Preto - pode parecer estranho, mas também temos estouro de preto, é exatamente a mesma coisa que ocorre com o branco. Os tons mais altos do preto/cinza se fundem num ÚNICO tom deixando imperceptível os detalhes. Cena típica, são as fotos noturna onde sabemos que ao fundo distante existe informação, mas o alcance do flash é curto e a inexistencia de luz/iluminação ao fundo faz com fique uma mancha totalmente escura.

2 comentários:

Unknown disse...

Huumm, Interessante, nem pensei em estouro de preto, mas seu exemplo foi muito claro. Noto também que o estouro de branco que é uma especie de aberração pode acontecer junto com uma aberração cromatica e aí o estou se torna algo ainda indesejavel. Seja com espectros de luz diferentes em um flare ou uma mancha totalmente puxada para uma cor em determinada area da imagem.
De qualquer forma,em situação controlada já vemos autores que trabalham com estouros de branco e estouros de negro em um conceito estetico, conceitual. NO camara obscura mesmo vemos um caso desses que foi publicado na revista photomagazine com chamada de capa.

Beto disse...

Bom esse artigo sobre estouros de luz. Tem muito fotógrafo profissional que deveria ler rs